Razão e Emoção

emocoes

Escolher entre tomar atitudes baseadas em razão ou emoção é muito difícil. Com a emoção, decidimos por impulso e pensando em bem-estar.

A emoção nos leva a experimentar vários sentidos que muitas vezes nem conseguimos explicar. Já a razão, nos faz tomar decisões por meio de conclusões e premissas, e nos leva a pensar em relações de causa e efeito.

Diante disso, como elas podem conviver juntas?

A razão e emoção são conceitos antagônicos, mas podem ser complementares e, muitas vezes, colaborativos. Para tomar decisões mais assertivas, é preciso ponderar nas decisões, sem deixar apenas uma dessas duas vias pesarem. Também é importante questionar e avaliar, mas sem perder o que mais natural temos em nós: nossas emoções!

É como canta Paulo Cesar Pinheiro e música de “Mordaça”, de Eduardo Gudim: “O importante é que nossa emoção sobreviva”.

Publicado por Ana Maria Tardelli

Mais de 20 anos de vivência clínica em Psicanálise. Atendimentos para crianças, adolescentes e adultos. Avaliação psicólogica Altas Habilidades, TDAH, TEA. Atendimentos online para todo o Brasil e pra brasileiros que residem no exterior. Os atendimentos presenciais acontecem na clinica Camélia, em Maringá-PR (Rua Campos Sales, 665). Agende hoje sua sessão: (44) 99151-1578

Deixe um comentário