Uso de telas pelas crianças

Em tempos de isolamento social, controlar o uso de telas pelas crianças vêm sendo um dos maiores desafios das mães e pais.

Sabemos que esse uso excessivo pode trazer malefícios para a saúde física e mental da criança, como transtornos no sono e na alimentação, comportamento agressivo, baixo rendimento escolar, dentre vários outros.

Os principais órgãos de saúde recomendam limitações no tempo de uso diário de telas pelas crianças. Porém, se em dias de rotina normal já era difícil controlar, como fazer agora em que elas passam todo o tempo dentro de casa? Há um plano ideal nesses tempos de pandemia?

Estabelecer uma rotina para criança é essencial e pode ser organizada de acordo com a realidade de cada família. Com a pandemia do coronavírus, em muitas casas, o uso de telas pelas crianças aumentou consideravelmente.

A proposta é que, ao invés de somente controlar a quantidade de horas que as crianças passam com os dispositivos digitais, devemos fazer uma pergunta essencial: “as necessidades básicas diárias estão sendo atendidas?” Precisamos garantir que a criança se alimente corretamente e com tranquilidade, brinque, movimente-se, tenha as horas de sono necessárias para recarregar as baterias e que também tenha o tempo de “tédio”, para que possa desenvolver sua criatividade.

E, quando seu filho (a) estiver em frente a tela, sempre esteja a par do conteúdo que é consumido. Algumas dicas são: verificar a classificação indicativa, configurar o Google ou YouTube para restringir conteúdos que não são adequados para cada faixa-etária, e acessar os aplicativos e jogos junto com a criança.

Sim, é possível flexibilizar as regras de uso de telas nesse momento, desde que se estabeleça uma rotina saudável com muita atenção às necessidades das crianças.

Texto: Ana Maria Tardelli, psicóloga e sócia do Vilarejo Coworking Materno (Maringá-PR).

Publicado por Ana Maria Tardelli

Mais de 20 anos de vivência clínica em Psicanálise. Atendimentos para crianças, adolescentes e adultos. Avaliação psicólogica Altas Habilidades, TDAH, TEA. Atendimentos online para todo o Brasil e pra brasileiros que residem no exterior. Os atendimentos presenciais acontecem na clinica Camélia, em Maringá-PR (Rua Campos Sales, 665). Agende hoje sua sessão: (44) 99151-1578

Deixe um comentário