1- Aliviar o sofrimento: O principal objetivo na análise é diminuir o mal-estar e as angústias, procurando entender como muitos sintomas apareceram e porque se mantem. E assim é possível criar estratégias para diminuir esses sofrimentos, para que possamos ver o mundo e a nós mesmos com novas perspectivas.
2- Autoconhecimento: Na análise vamos encarar nossos medos e emoções reprimidas. Trazer isso a tona e começar a expressar os sentimentos relativos a esses medos e emoções ajuda a compreender o que nos marcou. E com isso podemos superar traumas e olhar para o futuro evitando e fazendo escolhas saudáveis na vida.
3- Sair da zona de conforto: Muitas vezes nos mantemos em situações e lugares simplesmente por estarmos habituados com aquilo. Porém essas mesmas coisas são parte dos nossos problemas, por exemplo, um relacionamento abusivo. Entender como isso influencia negativamente na vida e buscar o que nos faz bem, faz parte da análise.
4- Estabelecer prioridades: A análise promove uma reconexão com nós mesmos o que nos leva a percepção do que faz bem para a nossa vida. Entender como a nossa trajetória nos conduziu onde estamos ajuda a estabelecer novas prioridades.
5- Fortalecer a autoestima: Através da fala em uma análise entramos em sintonia com o nosso interior e assim vamos percebendo que investir em nós mesmos é primordial para que possamos ter relações saudáveis e duradouras.